A TAC ou TC (Tomografia Axial Computorizada) é um exame que utiliza um equipamento com Raios-X para obter dados de vários segmentos do corpo (aquisições “de volume”) que depois são processados por um computador para obter imagens de secções do corpo no plano transversal ou noutros planos.

A TAC é particularmente útil em vários tipos de tecidos, podendo praticamente ser aplicado a todas as partes do corpo, sendo o seu objetivo diagnosticar doenças dos órgãos, pelo que se designa como exame complementar de diagnóstico.

Dos órgãos e aparelhos mais frequentemente observados em Tomografia Axial Computorizada, mencionaremos o tórax (pulmões, mediastino) e o abdómen (fígado, baço, pâncreas, rins, tubo digestivo), além das extremidades (membros, articulações), do sistema venoso central (cérebro e espinal medula), da face e do pescoço (laringe, boca, faringe, seios paranasais).

A escolha ou indicação é aferida pelo médico assistente/prescritor.

 

QUAL A PREPARAÇÃO?

A preparação para a TAC é muito simples, já que na maioria dos casos não existe qualquer recomendação especial; noutros casos, em que é previsível o uso de contraste por via endovenosa, o utente poderá tomar uma refeição ligeira, mas deve abster-se de álcool, cafeína e comidas “pesadas” ou abundantes. Em muito poucos casos será prescrito o jejum absoluto, mas essa informação será prestada pela nossa assistente no ato da marcação.

No ato da marcação ser-lhe-á também pedido para trazer os exames anteriores que possam estar relacionados com a situação atual.

Na maior parte dos exames dirigidos ao abdómen, é pedido ao doente que se apresente na unidade 1 hora antes do exame para ingestão de um produto de contraste por via oral, que se destina à opacificação do estômago e intestinos.

Como em todos os exames que utilizam Raios-X, existe contra-indicação em caso de gravidez; portanto, se existe alguma suspeita de poder estar grávida, deverá avisar o pessoal técnico ou médico do IMI.

EXAMES E RESULTADOS

As imagens obtidas pelos computadores são interpretadas por um médico radiologista especialmente treinado em Tomografia Axial Computorizada da área do corpo examinada.

Depois de tratadas e selecionadas, as imagens são gravadas em CD, o qual será entregue ao paciente ou ao médico assistente, acompanhadas do respetivo relatório, elaborado e assinado pelo médico radiologista.

Estes resultados estarão prontos em cerca de 2-3 dias úteis, mas este prazo pode ser substancialmente encurtado, em caso de urgência ou necessidade.

CONTRASTE ENDOVENOSO

Trata-se de um composto que contém iodo e que serve para opacificar os vasos e mostrar a atividade e a vascularização dos tecidos normais ou doentes.

É utilizado numa pequena percentagem de exames e a decisão dessa utilização é da responsabilidade do médico radiologista, com o devido consentimento do paciente.

A injeção de contraste iodado provoca por vezes algum calor passageiro na garganta, que se estende ao resto do corpo, geralmente de pequena intensidade, mas na maioria dos casos não é sentida qualquer reação.

Em casos pouco frequentes pode conduzir a algumas reações alérgicas de pequena gravidade e em casos extremamente raros pode conduzir as reações alérgicas de gravidade.

Por esta razão, geralmente não é administrado contraste a doentes com condições cardíacas graves, insuficiência renal e também a pessoas que têm história de reações alérgicas significativas e/ou asma brônquica.

Deve pois informar o assistente do consultório se sofre de qualquer destas limitações.

 

EXAMES ESPECIAIS DE TAC:

A ANGIO-TAC

É uma TAC particularmente dirigida à vascularização arterial; permite em casos selecionados substituir a Angiografia tradicional para fins diagnósticos, com muito menor desconforto e morbilidade.

É realizada com injeção endovenosa de contraste iodado, através de um injetor automático com tempos calculados para cada caso, e os dados adquiridos são posteriormente tratados numa estação de trabalho dedicada, de modo a obter as necessárias reconstruções multiplanares e tridimensionais.

Tem indicações no estudo dos vasos supraaórticos, vasos do pescoço e cerebrais (polígono de Willis), também nos estudos da aorta torácica e abdominal, dos vasos hepáticos, renais e periféricos (particularmente membros inferiores), conforme indicação clínica.

Tal como nos outros estudos, depois de tratadas e selecionadas, as imagens são gravadas em CD, que serão entregues ao utente ou ao médico assistente, acompanhadas do respetivo relatório, elaborado e assinado pelo médico radiologista.

URO-TAC

Trata-se de um estudo por TAC dirigido ao aparelho urinário, obtido por aquisição volumétrica, após o que são realizadas reconstruções multiplanares e tridimensionais.

É sempre realizado com administração de contraste endovenoso, devidamente autorizada pelo paciente.

VANTAGENS DA TAC

  • Indolor
  • Elevado grau de diagnóstico
  • Exame muito rápido
  • Não é claustrofóbico
  • Estuda melhor os ossos e os pulmões
  • Imagens em 3D

CRÂNEO

http://www.radiologiadealbufeira.pt/tac-tomografia-axial-computorizada-cr%C3%A2nio.html

COLUNA

http://www.radiologiadealbufeira.pt/tac-tomografia-axial-computorizada-coluna.html

ABDÓMEN

http://www.radiologiadealbufeira.pt/tac-tomografia-axial-computorizada-abdomino—p%C3%A9lvico.html

URO-TAC

http://www.radiologiadealbufeira.pt/tac-tomografia-axial-computorizada-aparelho-urin%C3%A1rio—uro-tc.html

TÓRAX

http://www.radiologiadealbufeira.pt/tac-tomografia-axial-computorizada-t%C3%B3rax.html

ANGIO TAC

http://www.radiologiadealbufeira.pt/tac-tomografia-axial-computorizada-angio-tc.html